
O GIMP foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, da Adobe. Foi um projeto universitário que amadureceu bastante e hoje já é inclusive usado profissionalmente (por desenvolvedores de games para criação de texturas, por exemplo). Porém o GIMP ainda tem um fatia de mercado ínfima em relação ao Photoshop. Os principais fatores que contribuem para que o GIMP ainda não seja amplamente usado no meio profissional (e sim o Photoshop) são:
O GIMP ainda não trabalha bem com a escala CMYK, usada em produção gráfica impressa. Isso limita a área de atuação do programa um pouco, tornando-o mais indicado para web designers, desenvolvedores, e profissionais que trabalham apenas com a escala RGB.
Pelo fato de o GIMP ser um software Open Source e gratuito, ele não inclui licenças para as cores Pantone, usadas largamente pelos profissionais gráficos em busca da precisão de cor em materiais impressos.
O número de plugins disponíveis para o Photoshop é maior, embora seja possível usar plugins do Photoshop no GIMP (mas de forma limitada e problemática).
Até o início de 2004 a GTK (biblioteca para gerenciar janelas usada pelo GIMP) não se apresentava bem no Microsoft Windows. A melhora da GTK facilitou o uso de outros programas como o Inkscape no Windows. A biblioteca GTK trabalha melhor em ambientes Linux apenas.
O nome GIMP originalmente era sigla de General Image Manipulation Program; em 1997, ele foi mudado para GNU Image Manipulation Program. Ele é integrante oficial do Projeto GNU.
Wilber é o mascote oficial do projeto GIMP. Wilber foi criado em 25 de Setembro de 1997 por Tuomas Kuosmanen, conhecido como "tigert". Ele recebeu ajuda de outros desenvolvedores do GIMP, que podem ser vistos em Wilber Construction Kit, incluso no código fonte do GIMP em /docs/Wilber_Construction_Kit.xcf.gz. Como era de se esperar, o mascote Wilber foi feito no GIMP.