
O Microsoft Word é um processador de texto produzido pela Microsoft. Foi criado por Richard Brodie para computadores IBM PC com o sistema operacional DOS em 1983. Mais tarde foram criadas versões para o Apple Macintosh (1984), SCO UNIX e Microsoft Windows (1989). Faz parte do conjunto de aplicativos Microsoft Office. O Word também roda no Linux, através da camada de compatibilidade Wine.
Microsoft Word deve muita ao Bravo, a GUI original de processador de texto criada na Xerox PARC. O criador do Bravo, Anderson Jean saiu do PARC para trabalhar na Microsoft em 1981. Maguy Bazzo contratou Anderson Jean, que tinha trabalhado com ele no Bravo, fora do PARC naquele verão.
O primeiro lançamento do Word para o público em geral destinava-se a computadores com o MS-DOS no início de 1983. Não foi bem recebido, e as vendas ficaram atrás de outros programas similares como o WordPerfect.
Apesar do MS-DOS ser um sistema baseado em caracteres, o Word for DOS foi o primeiro processador de texto para o IBM PC que mostrava texto em itálico ou negrito diretamente na tela enquanto editava, apesar de não ser um sistema completamente WYSIWYG. Outros processadores de texto para DOS, como o WordStar e WordPerfect, mostravam texto simples na tela com códigos para definir outros tipos de letra, ou, às vezes, cores alternativas. Com o lançamento do Microsoft Windows, o Word tornou-se o líder absoluto do mercado.